De maneira simplista, podemos dizer que assim como os clubes esportivos promovem confrontos com outros similares para demonstrar a seus torcedores, mediante uma vitória, sua competência, seu nível técnico, seu espírito de luta, da mesma forma também os clubes que congregam criadores das diferentes raças caninas organizam competições que chamamos EXPOSIÇÕES.

Para um criador, a exposição é um meio bastante prático de colocar o produto de seu trabalho à consideração de um julgador que, com seu conhecimento, determinará os acertos da criação e, muitas vezes, também os erros cometidos.

O sentido de uma exposição de cães, "latu senso", não é concorrer em busca de prêmios que quase sempre não compensam materialmente os custos envolvidos. Assim como em outras modalidades de competição, é indispensável que se participe com elevado espírito desportivo.

O verdadeiro criador deve, sem obstáculo, consciente e responsavelmente, esforçar-se sempre para alcançar uma meta previamente definida: conseguir um Campeonato Internacional, um Melhor da Raça, um de Grupo ou Exposição. Quando pressente que seu cão atingiu o nível se suas pretensões, recorre à exposição como o único caminho para lograr suas aspirações.

Procurar corrigir para assim podermos atingir o objetivo visado, que é o de criar exemplares os mais próximos da perfeição. Conhecer o padrão do seu cão é de ajuda valiosa para que você possa compreender melhor a classificação que ele venha a receber do juiz.

As exposições caninas estão entre as atividades esportivas mais ordenadas, onde tudo está regido por normas e regulamentos. Tudo segue uma sequência lógica, cujo objetivo é o de que todos os expositores gozem da possibilidade de lograr o triunfo. Para isso dividem se em primeiro lugar os cães por raças, depois por classes segundo a faixa de idade do animal por sua vez as raças são concentradas em grupos, conforme a função que desempenham e para a qual foram criadas.

As exposições são oportunidade única de vermos, em conjunto, vários exemplares da mesma raça e podermos fazer comparações. Uma exposição canina é uma competição esportiva como qualquer outra: uns deverão ganhar e outros terão que perder. O resultado deve ser encarado com seriedade e, é bom lembrar, o julgamento do juiz é feito a partir dos conhecimentos que ele possui sobre a raça. Em toda exposição os cães são divididos em RAÇAS e essas raças separadas em GRUPOS, de acordo com sua utilização pelo homem. Os cães de cada raça serão julgados por classes:

 

Grupo 1 - Cães Pastores e Boiadeiros, exceto os Suíços;

Grupo 2 - Cães do Tipo Pinscher e Schnauzer, Molossos e Boiadeiros Suíços;

Grupo 3 - Terriers;

Grupo 4 - Dachshunds;

Grupo 5 - Cães do Tipo Spitz e do Tipo Primitivo (onde o Rover Poms Kennel participa)

Grupo 6 - Cães do Tipo Sabujo e Rastreadores;

Grupo 7 - Cães de Aponte;

Grupo 8 - Cães Levantadores, Recolhedores e de Água;

Grupo 9 - Cães de Companhia;

Grupo 10 - Lebréis.

 

Nas exposições gerais, os cães são separados nas seguintes classes, conforme a idade do exemplar no primeiro dia do evento:

I - Classe Inicial: (opcional) cães de quatro meses e um dia a seis meses de idade. Competem ao CCI;

 

II - Classe Filhote: (opcional) de 6 (seis meses e um dia) a 9 (nove) meses de idade. Competem ao CCF;

 

III - Classe Jovem: (obrigatória) de 9 (nove meses e um dia) a 18 (dezoito) meses. Competem ao CCJ;

 

IV - Classe Intermediária: (obrigatória) de 15 (quinze meses e um dia) a 24 (vinte e quatro) meses, exceto para Campeões de Beleza e Grande Campeões;

 

V - Classe Aberta: (obrigatória) de 15 (quinze meses e um dia) sem idade máxima, exceto para Campeões de Beleza e Grande Campeões;

 

VI - Classe Trabalho: (obrigatória) de 15 (quinze meses e um dia) sem idade máxima, portadores de certificado obrigatório da FCI, WCC (Certificado da Classe Trabalho) ;

 

VII - Classe Campeonato: (obrigatória) cães que já́ tenham um dos seguintes títulos:

a) Campeão Internacional de Beleza da FCI (CIB);

b) Campeão Internacional da FCI;

c) Campeão Nacional de Beleza do Brasil ou de um país da FCI;

d) Campeão da Exposição Nacional do Brasil ou de um país da FCI;

e) Campeão Nacional de Beleza de um país não-FCI que assinou uma

carta de entendimento com a FCI;

f) Campeão Nacional da Exposição de um país não-FCI que assinou uma

carta de entendimento com a FCI;

 

VIII - Classe Grande Campeonato: (opcional) cães que já́ tenham o título de grande campeão no Brasil;

 

IX - Classe Veteranos: (obrigatória) cães com mais de 8 (oito) anos.

 

O Rover Poms Kennel convida você e sua família para prestigiar as Exposições. Veja o calendário na pagina da CBKC - http://cbkc.org/cbkc/calendario http://dogshow.com.br/Calendario/calendario.asp
, 17/08/2018

Entre em contato

Ninhadas

ROBIN   Chanel

ROBIN x Chanel

Nascimento: 16/06/2021

  Conheça

ROBIN x Chanel

Nascimento: 16/06/2021
Machos: 2
Fêmeas: 1
Disponíveis: 1
RALPH   LAUREN

RALPH x LAUREN

Nascimento: 17/06/2021

  Conheça

RALPH x LAUREN

Nascimento: 17/06/2021
Machos: 1
Fêmeas: 0
Disponíveis: 1